quarta-feira, 6 de julho de 2011

Perdoar


Ola amados

Hoje eu estava procurando algo para escrever e a palavra que Deus me enviou foi perdão.

Mas o que é perdoar? 

Perdoar é saber tirar uma mágoa do nosso íntimo nutrida contra nós ou contra outrem e transformá-la numa bênção. 
Perdoar é o maior gesto de caridade que se pode cometer tanto para conosco como para o próximo.
Perdoar é saber amar na plenitude do sentimento religioso.
Perdoar é uma atitude adquirida por uma mente que evolui.
Perdoar é a forma mais rápida de se caminhar para Deus.
Perdoar é a prática mais bonita de suicídio quando nós matamos o nosso eu odiento e damos lugar ao nosse eu amável.
Perdoar é uma violência porque precisamos matar o eu falso para que o eu verdadeiro prevaleça.
Por isso Jesus disse que para entrar no reino é preciso nascer de novo.

Muitas vezes temos dificuldades de perdoar alguém que tenha nos feito mal ou perdoar a nós mesmos, assim, procuramos mostrar vários motivos para justificar tal atitude. Não raramente dizemos que até queremos, no entanto, não conseguimos, então, enumeramos centenas de justificativas para não conseguir dar ou se perdoar. (antes de tudo essa palavra falou a mim).

Perdoar é algo muito profundo que nos livra e tira toda a culpa e ressentimentos existente de alguém. Na verdade, o perdão é um desligamento de outrem, alias, é muito mais que e isso, é um processo de amor ainda maior pelo outro e para comigo mesmo. Perdoar é olhar para nossa própria miséria humana e perceber que erramos também e assim livrarmos de uma ligação consciente ou inconsciente nociva das culpas.


Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor.
Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê.
Mas não importa saber qual das duas coisas é mais importante.
É sempre importante saber que:
Perdoar é o modo mais sublime de crescer.
E pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar…




A falta do perdão nos aprisiona, independente de ter ou não razão de tais ressentimentos. Por outro lado, poderíamos dizer que não perdoar é ser egoísta e um ato de orgulho. Para tomar a atitude de perdoar é necessária uma dose intensa de humildade. Esta humildade está muito relacionada a nossa estrutura familiar e espiritual.


"É importante também dizer que quando temos uma relação profunda com determinadas pessoas ou devido a nossa personalidade temos dificuldade em desligar de alguns sentimentos sejam sentimentos benéficos ou prejudiciais. Sendo assim, muitos ressentimentos são motivações para preservamos determinados ligações com determinadas pessoas e perdoar significa abrir mão desta ligação, por isso, relutamos no perdão."



Também perdoar significa render-se à um sentimento,  para muitos perdoar significa "perder o jogo", e mais do que isto, significa ter um comportamento diferente sobre algo que não se admite estar errado. Olhando então por este lado o perdão para uns é frustrante e angustiante. Mas aí fica um paradoxo. Embora, possa haver tantos motivos para não perdoar, e mesmo assim ter que o fazer! É porque na verdade o perdão mesmo dando para o outro, sou eu quem estou recebendo benefício deste gesto. Pois, o perdão alivia a dor, tira a culpa, afasta do ressentimento, em outras palavras nos liberta.


"O perdão é uma estrada de mão dupla. Sempre que perdoamos alguém, estamos também perdoando a nós mesmos". 


Se refletirmos na Palavra de Deus, veremos que todo o projeto de Deus, da vinda de Jesus tinha exclusivamente o ponto de partida o Perdão. Quando falamos em salvação, na verdade estamos falando de perdão também. A própria morte de Cristo foi a loucura maior de perdão que poderíamos imaginar. O próprio Deus, se fazendo vitima para mostrar-nos o valor do perdão. 
Temos varias passagens na bíblia que nós podemos observar. Há diversos textos bíblicos que estão centralizados no perdão. Há varias curas por Jesus que antes de serem realizados primeiro ele perdoava aquele que necessitava do milagre. Também há varias parábolas que o centro delas é o perdão.

PERDOAR não é esquecer, PERDOAR é não levar em conta!!! PERDOAR é deixar o sangue de Cristo te lavar e te levantar em um lugar de libertação. É como de uma hora para outra ser tirado do vale e no colo de Cristo ser carregado ao mais alto monte e lá de cima estar distante daquilo ou de quem te feriu, mesmo sempre podendo ver onde ou com quem aconteceu o problema. (André Valadão)

Perdoar é um gesto de misericórdia, seja para com o outro, seja para comigo. Muitas vezes dizemos que errar é humano, perdoar é divino e isto é a pura verdade. Porque o perdão é um dom de Deus para com o homem. Ele nos dá o dom do perdão para que nos tornemos livres dos pesos que a falta de perdão nos envolve. Esta graça somente ocorre quando de fato nos propomos a perdoar. Quando caímos em si e vemos que este ressentimento  atingi diretamente a mim. Quando deixo de ser egoísta, orgulhoso e proponho a dar o primeiro passo rumo ao perdão, a partir daí, Deus já me concedeu o dom do perdão. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei, Um dos maiores ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo! O texto está perfeito. Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galera com Atitude

Reflita

“Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo pode satisfazer, eu só posso concluir que eu não fui feito para este lugar".

C.S.Lewis

Postagens populares