Caráter no grego significa IMAGEM.
Caráter é o sinal identificador da natureza de qualquer ser ou coisa (dicionário de Psicologia – Cabral e Nick). É o conjunto de aspectos que caracterizam o Ego. O caráter é formado pela aprendizagem. Todo ser humano a partir do seu nascimento começa a receber influências do meio ambiente onde se encontra. Estas influências são assimiladas e com o tempo passam a fazer parte do caráter. Esse processo de aprendizagem é feito por identificação, imitação, punição, e recompensa.
Hb. 1:3, Afirma que Cristo é o próprio Caráter de Deus, a própria estampa da natureza de Deus, aquele em que Deus estampou ou imprimiu Seu ser.
O propósito é que o homem se torne à imagem do seu filho, o Senhor Jesus Cristo. Este propósito de Deus não mudou. A queda do homem não mudou este plano de Deus. Desde Adão, passado por Jesus e pela Igreja o plano de Deus será sempre o mesmo - Hb. 2:10 “Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as cousas existem, conduzindo muitos filhos à Glória, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o autor da salvação deles.” Se a igreja deve atingir esta meta, seus líderes devem mostrar o caminho, devem ir à frente. O caráter e a personalidade do Senhor Jesus Cristo devem ser desenvolvidos nos líderes e obreiros da Igreja antes de ser formado no Seu povo.
1- Forma de pensar:
A forma de pensar de uma pessoa é percebida pela maneira como ela constrói a sua escala de valores. Temos que construir nossa escala de valores conforme os padrões Bíblicos.
1º lugar – Deus
Amar a Deus sobre todas as coisas
2º lugar – Família
Honramos esta prioridade quando temos um testemunho vivo dentro do lar. Os maridos amam suas esposas conforme a palavra de Deus, as esposas respeitam seus maridos conforme a mesma palavra e os jovens, respeitam e obedecem a seus pais. Muitos obreiros pensam estar cumprindo este item quando deixam a obra de lado e passam mais tempo dentro de casa, o que é um tremendo engano. A Bíblia nos dá o testemunho. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
3º lugar – Obra de Deus
Quando fazemos a obra de Deus com amor e excelência, Deus é honrado, pois sua obra é uma extensão DELE mesmo tendo em vista a visão e a obra de Jesus. “Nada tenho feito de mim mesmo, mas, faço o que ouço de meu Pai”.
2- Estilo de Vida:
O estilo de vida de uma pessoa é determinado pelos seus alvos, hábitos e costumes. Devo desenvolver hábitos e costumes coerentes com o meu objetivo de vida. Por exemplo: Uma pessoa que tem um chamado para ser Pastor na Igreja, deve estabelecer atitudes coerentes com seu alvo de vida; ou seja deve entrar para um seminário, estudar a bíblia, se expor e se dispor ao trabalho na igreja.
Certa vez uma equipe de dança me procurou e disse que não entendia porque não prosperavam em seu chamado, pois eles oravam e jejuavam muito e nada acontecia. Eu lhes perguntei qual era sua prática de ensaios e devocional. Eles responderam que se reuniam uma vez por semana e oravam muito e se sobrasse tempo eles ensaiavam. Houve meses que não tinham nem uma coreografia ensaiada porque se envolveram somente com a oração.
Então respondi: Ai está a questão. Vocês não são um grupo de dança, e sim um grupo de oração. Para prosperarem como grupo de dança precisam equilibrar as funções entre o espiritual e o natural. Os dois lados precisam ser trabalhados.
Conheço equipes que também se desequilibraram, pois edificaram somente o natural, e mesmo com muitas coreografias ensaiadas, quando iam ministrar, não se percebia a presença de Deus.
Unção e técnica devem caminhar juntas, e Cristo deve ser a nossa motivação.
Como líderes, temos que ter alvos bem definidos e práticas coerentes com estes alvos, caso contrário, não alcançaremos êxito. O estilo de vida faz parte do nosso caráter.
3- Conduta:
A conduta é o conjunto de comportamentos que aprendemos e que se firmam dentro de nós. Conduta é tudo aquilo que fazemos, falamos, sentimos, esperamos e desejamos. A conduta manifesta-se na minha relação com as pessoas.
Em Rm 8:29 vemos que o propósito eterno de Deus é ter muitos filhos, mas não apenas isso, estes filhos devem ser semelhantes a Jesus. Deus quer filhos que manifestem o caráter de Jesus. Se nós nos tornarmos semelhantes a Jesus, as pessoas vão se sentir atraídas por nós. Então os ganharemos para Cristo.
A Igreja do Senhor deve atingir a meta de se tornar semelhante a Jesus e os seus líderes devem mostrar o caminho, ir à frente do rebanho. O caráter do Senhor Jesus deve ser desenvolvido nos líderes da Igreja antes de ser formado no seu povo.
Somente um caráter formado e aprovado pode suportar as pressões da obra e as dificuldades do ministério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário