terça-feira, 29 de junho de 2010

Série DISCIPULARTE – 2ª Lição: O caráter do artista

Definição de Caráter
Caráter no grego significa IMAGEM.
Caráter é o sinal identificador da natureza de qualquer ser ou coisa (dicionário de Psicologia – Cabral e Nick). É o conjunto de aspectos que caracterizam o Ego. O caráter é formado pela aprendizagem. Todo ser humano a partir do seu nascimento começa a receber influências do meio ambiente onde se encontra. Estas influências são assimiladas e com o tempo passam a fazer parte do caráter. Esse processo de aprendizagem é feito por identificação, imitação, punição, e recompensa.
Hb. 1:3, Afirma que Cristo é o próprio Caráter de Deus, a própria estampa da natureza de Deus, aquele em que Deus estampou ou imprimiu Seu ser.
O propósito é que o homem se torne à imagem do seu filho, o Senhor Jesus Cristo. Este propósito de Deus não mudou. A queda do homem não mudou este plano de Deus. Desde Adão, passado por Jesus e pela Igreja o plano de Deus será sempre o mesmo - Hb. 2:10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as cousas existem, conduzindo muitos filhos à Glória, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o autor da salvação deles.” Se a igreja deve atingir esta meta, seus líderes devem mostrar o caminho, devem ir à frente. O caráter e a personalidade do Senhor Jesus Cristo devem ser desenvolvidos nos líderes e obreiros da Igreja antes de ser formado no Seu povo.
1- Forma de pensar:
A forma de pensar de uma pessoa é percebida pela maneira como ela constrói a sua escala de valores. Temos que construir nossa escala de valores conforme os padrões Bíblicos.
1º lugar – Deus
Amar a Deus sobre todas as coisas
2º lugar – Família
Honramos esta prioridade quando temos um testemunho vivo dentro do lar. Os maridos amam suas esposas conforme a palavra de Deus, as esposas respeitam seus maridos conforme a mesma palavra e os jovens, respeitam e obedecem a seus pais. Muitos obreiros pensam estar cumprindo este item quando deixam a obra de lado e passam mais tempo dentro de casa, o que é um tremendo engano. A Bíblia nos dá o testemunho. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
3º lugar – Obra de Deus
Quando fazemos a obra de Deus com amor e excelência, Deus é honrado, pois sua obra é uma extensão DELE mesmo tendo em vista a visão e a obra de Jesus. “Nada tenho feito de mim mesmo, mas, faço o que ouço de meu Pai”.
2- Estilo de Vida:
O estilo de vida de uma pessoa é determinado pelos seus alvos, hábitos e costumes. Devo desenvolver hábitos e costumes coerentes com o meu objetivo de vida. Por exemplo: Uma pessoa que tem um chamado para ser Pastor na Igreja, deve estabelecer atitudes coerentes com seu alvo de vida; ou seja deve entrar para um seminário, estudar a bíblia, se expor e se dispor ao trabalho na igreja.
Certa vez uma equipe de dança me procurou e disse que não entendia porque não prosperavam em seu chamado, pois eles oravam e jejuavam muito e nada acontecia. Eu lhes perguntei qual era sua prática de ensaios e devocional. Eles responderam que se reuniam uma vez por semana e oravam muito e se sobrasse tempo eles ensaiavam. Houve meses que não tinham nem uma coreografia ensaiada porque se envolveram somente com a oração.
Então respondi: Ai está a questão. Vocês não são um grupo de dança, e sim um grupo de oração. Para prosperarem como grupo de dança precisam equilibrar as funções entre o espiritual e o natural. Os dois lados precisam ser trabalhados.
Conheço equipes que também se desequilibraram, pois edificaram somente o natural, e mesmo com muitas coreografias ensaiadas, quando iam ministrar, não se percebia a presença de Deus.
Unção e técnica devem caminhar juntas, e Cristo deve ser a nossa motivação.
Como líderes, temos que ter alvos bem definidos e práticas coerentes com estes alvos, caso contrário, não alcançaremos êxito. O estilo de vida faz parte do nosso caráter.
3- Conduta:
A conduta é o conjunto de comportamentos que aprendemos e que se firmam dentro de nós. Conduta é tudo aquilo que fazemos, falamos, sentimos, esperamos e desejamos. A conduta manifesta-se na minha relação com as pessoas.
Em Rm 8:29 vemos que o propósito eterno de Deus é ter muitos filhos, mas não apenas isso, estes filhos devem ser semelhantes a Jesus. Deus quer filhos que manifestem o caráter de Jesus. Se nós nos tornarmos semelhantes a Jesus, as pessoas vão se sentir atraídas por nós. Então os ganharemos para Cristo.
A Igreja do Senhor deve atingir a meta de se tornar semelhante a Jesus e os seus líderes devem mostrar o caminho, ir à frente do rebanho. O caráter do Senhor Jesus deve ser desenvolvido nos líderes da Igreja antes de ser formado no seu povo.
Somente um caráter formado e aprovado pode suportar as pressões da obra e as dificuldades do ministério.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Galera com Atitude

Reflita

“Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo pode satisfazer, eu só posso concluir que eu não fui feito para este lugar".

C.S.Lewis

Postagens populares