Olá amados na escola bíblica estamos estudando o livro de romanos como ja estamos avançados e so decidi postar agora irei começar a postar a parit de romanos 9
Israel Não Tem Desculpa
(Romanos 9:30 - 10:21)
Os gentios atingiram a justiça; os judeus não (9:30-33)
É irônico, porque os gentios não buscavam a justiça, mas os judeus sim
Por que a maioria dos judeus não atingiu a justiça?
Eles buscavam-na por obras e não pela fé
Eles tentaram obter a justiça por seu próprio empreendimento, sem confiar em Deus
Eles viam a lei como um meio de ganhar a salvação (veja Filipenses 3:9)
Eles tropeçaram em Cristo
Perguntas:
1. Quem alcançou a justificação e quem não?
1. Quem alcançou a justificação e quem não?
2. Por que os israelitas não conseguiram a salvação visto que buscaram-na?
Israel não se submeteu à justiça de Deus (10:1-3)
Paulo desejava muito a salvação deles
Ele orava por eles
Devemos orar por aqueles que desejamos que sejam salvos
Argumenta contra um ponto de vista que defende a predestinação da salvação
Quando ele se refere aos judeus na terceira pessoa indica que a igreja romana era principalmente gentia
Eles eram zelosos
Zelo e sinceridade são insuficientes
Entusiasmo sem conhecimento conduz ao desastre
É melhor mancar no caminho certo do que correr com todas as forças no caminho errado
Eles tentaram fazer-se justos por si mesmos
Eles desejavam fazê-lo sozinhos
Pensavam numa relação justa com Deus como algo merecido por terem guardado a lei, não como uma dádiva condicionada na fé deles
Perguntas:
1. Qual foi o desejo do coração de Paulo? Por isso, o que ele fez (10:1)?
1. Qual foi o desejo do coração de Paulo? Por isso, o que ele fez (10:1)?
2. Qual foi o problema com o zelo dos judeus?
3. Desafio adicional: Zelo e sinceridade bastam para salvar a pessoa?
Justiça da fé X justiça da lei (10:4-13)
Jesus acaba com a lei como um meio de atingir a justiça (10:4)
A salvação por Cristo torna irrelevante a exigência de perfeita obediência à lei como meio de justificação
Os judeus continuaram a buscar justiça pela lei porque não reconheceram a obra de Cristo
A justiça da lei (10:5)
Recebe-se guardando-a
Compare a lei da nação: é inocente não matando; uma vez que se mata, a lei condena o matador
Assim a obediência necessária para ser justo pela lei é obediência sem falha
Porque todos os homens pecam, esta justiça é impossível
A justiça da fé é acessível (10:6-10)
Independente de uma busca longa e difícil; não requer atos heróicos (10:6-8)
Cita a linguagem de Deuteronômio 30:11-14 que, no seu contexto original, se referia à graça de
Deus fazendo seus mandamentos disponíveis para Israel; semelhantemente, em Cristo, Deus faz
sua justificação acessível
Deus fazendo seus mandamentos disponíveis para Israel; semelhantemente, em Cristo, Deus faz
sua justificação acessível
Deus pôs o caminho da salvação dentro de fácil alcance do homem; não é um empreendimento impossível
Não precisamos tomar de assalto a cidadela do céu nem o reino dos mortos para receber salvação em Cristo,
pois a salvação não está nem remota nem indisponível
pois a salvação não está nem remota nem indisponível
Disponível para aqueles que crêem e confessam (10:9-10)
Esta crença e confissão não se referem a atos de uma vez, mas descreve a vida de um homem em contraste com uma vida de perfeita obediência
Combina com 10:8 em sua boca (confissão) e em seu coração (crença)
Confessando Jesus como Senhor
Senhor quer dizer Mestre ou Governante
Senhor era a palavra usada no Velho Testamento grego para traduzir o nome de Deus
A justiça da fé está universalmente disponível (10:11-13)
Ênfase em "todo aquele"
Não há distinção entre judeu e grego, um fato em que alguns premilenaristas não acreditam
Como Deus se sente sobre nosso desprezo daqueles de uma raça ou posição social diferente?
Invocando o nome do Senhor
Senhor, aqui, se refere a Jesus (10:9)
Prova sua divindade porque o texto do Velho Testamento (Joel 2:32) se refere a Jeová
Prova que devemos invocar o nome de Jesus; toda a adoração que é apropriada para o
Pai é apropriada para o Filho (João 5:23)
Pai é apropriada para o Filho (João 5:23)
Invocando
Não se refere a mera citação do nome de Jesus (Lucas 6:46; Mateus 7:21-23)
Ananias explicou a Saulo como invocar o nome do Senhor (Atos 22:16)
Nossa obediência às condições de arrependimento e batismo tem que fazer parte de nosso apelo a
Deus por purificação (veja Atos 2:38; 1 Pedro 3:21)
Deus por purificação (veja Atos 2:38; 1 Pedro 3:21)
Perguntas:
1. O que teria sido necessário para ser salvo pela lei (10:5)?
1. O que teria sido necessário para ser salvo pela lei (10:5)?
2. O que não é necessário para ser salvo pela fé (10:6-8)?
3. O que é exigido para ser salvo pela fé?
4. Para quem a justificação pela fé está disponível?
5. Desafio adicional: O que é exigido para invocar o nome do Senhor?
A análise do processo de invocação do Senhor mostra que o fracasso dos
judeus era indesculpável (10:14-21)
judeus era indesculpável (10:14-21)
O processo: Cristo enviou mensageiros, os mensageiros pregam, o povo ouve, os ouvintes crêem,
os crentes invocam, aqueles que invocam são salvos (10:14-15)
os crentes invocam, aqueles que invocam são salvos (10:14-15)
Onde ocorreu a interrupção (10:16)
Cristo enviou os pregadores que pregaram e o povo ouviu
Mas os ouvintes não acreditaram na mensagem entregue
Ouvir é uma parte vital do processo (10:17)
Crer não decorre de um sentimento, uma experiência ou uma voz interior
Mostra a importância de ensinar e estudar
Os judeus ouviram, sim (10:18)
O ensinamento de Paulo não deveria tê-los apanhado de surpresa (10:19-21)
Tanto Moisés como Isaías predisseram a aceitação dos gentios por Deus e a rejeição dos judeus
A rejeição do apelo de Deus aos judeus destrói a noção de graça irresistível
O ponto deste capítulo é atribuir a culpa pelo fracasso dos judeus em serem justificados: Deus não falhou,
Israel rebelou-se
Israel rebelou-se
Perguntas:
1. Quais passos são necessários para poder invocar o nome do Senhor?
1. Quais passos são necessários para poder invocar o nome do Senhor?
2. Qual foi o problema que fez com que os judeus não recebessem a justificação?
3. Como a fé é produzida (10:17)?
4. Quais contrastes Isaías notou entre os gentios e os judeus (10:20-21)?
Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970
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Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©2009 Karl Hennecke, USA
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